Sport Blog - Natação

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta ! Aqui o desporto é Rei !


1ª Página  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
;Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

quinta-feira, julho 30, 2009

Campeonato da Europa de Pádel: Clube de Ténis do Estoril acolhe a primeira grande prova internacional deste novo desporto

A Câmara Municipal de Cascais, a Associação Portuguesa de Padel, a GestRackets e a Marketshow assinaram hoje uma parceria que visa a colaboração entre estas 4 entidades na organização do 1º Campeonato da Europa de Padel, que irá decorrer nos courts do Clube de Ténis do Estoril, entre 20 e 25 de Outubro deste ano.

Depois de passar os olhos pelas linhas iniciais deste artigo, o leitor deverá estar a interrogar-se e a pensar se leu bem: Padel?! O que será Padel?!

Pois bem, passemos então à explicação:

O Padel é uma nova modalidade que está a criar adeptos em todo o Mundo. Em termos técnicos compara-se ao Ténis tradicional, mas é muito mais fácil em termos físicos, pois os jogos duram menos tempo e o campo é mais curto (20 metros de comprimento e 10 de largura).

As linhas desenhadas nos courts servem apenas para delimitar as zonas de serviço e a rede mede 95 centímetros de altura no centro e 1 metro nas extremidades, contra os 1m e 1,20m das redes de Ténis.

Outra das particularidades do Padel é o facto de a bola nunca sair para fora do campo, ou seja, se se jogar num recinto fechado e o esférico bater numa das paredes existentes, o jogo continua em aberto, o que equivale por dizer, que só se marca ponto quando a bola cai no chão.

O mesmo se passa quando se joga num terreno aberto. Se por acaso a bola for parar às bancadas, é melhor os espectadores desviarem-se, se não ainda podem ver um jogador cair-lhes em cima, literalmente.

Em termos de regras de jogo, estas são muito similares às do Ténis, mas com várias diferenças: o serviço, só pode ser executado abaixo da linha de cintura e só se pode bater com a bola no chão 1 vez (Djokovic teria dificuldade em jogar Padel).

Além destas características, ainda se destacam outras, como por exemplo, o facto de não haver jogos de singulares, pois todos os encontros são disputados por pares masculinos, pares femininos ou pares mistos; e das raquetas serem completamente diferentes das do Ténis. Estas são mais curtas (45 cm de comprimento), não têm encordoação e são fabricadas em materiais sintéticos extremamente leves.

No Padel, o "toque" e a colocação da bola assumem um papel importantíssimo; e o "slice" é o efeito a que a maioria dos jogadores recorre, quando as coisas não estão a correr bem.

Os locais privilegiados para o desenvolvimento desta nova modalidade são os clubes de Ténis, mas já há várias unidades hoteleiras, clubes de bairro e ginásios que possuem alguns courts de Padel.

Este desporto tem ainda a vantagem de se poder jogar, em qualquer lado, como por exemplo, um parque de campismo, um parque de estacionamento e uma praia, pois a montagem de uma pista acrílica (fibra de vidro) é de fácil execução e o custo não é muito elevado.

De entre os milhares de praticantes de Padel espalhados pelo Mundo, podemos destacar Guilhermo Canas (antigo praticante de ténis), Diego Maradona (que curiosamente joga com a mão direita, quando o seu pé mais forte é o esquerdo), Plácido Domingo (cantor lírico) e o ex-primeiro ministro espanhol, José Maria Aznar.


Em Portugal, esta nova modalidade ainda não tem muitos adeptos, mas os tenistas Rui Machado, Leonardo Tavares, Neuza Silva e Frederica Piedade já pediram um wild-card para poderem jogar o Campeonato Europeu em Outubro.


Jornalista: João Miguel Pereira

quarta-feira, julho 29, 2009

Campeonato do Mundo de Natação: Van der Burg, Zhang Lin e Pellegrini estabelecem novos recordes mundiais

Os nadadores Cameron Van der Burgh (África do Sul), Zhang Lin (China) e Frederica Pellegrini (Itália) bateram os recordes do Mundo dos 50m bruços, 800m livres e 200m livres, respectivamente, no 4º dia do Campeonato do Mundo de Natação, que decorreu hoje nas piscinas do Complexo Aquático de Roma (Itália).

Dos 3 atletas, o que mais impressionou foi o chinês Lin, pois retirou mais de 6 segundos (!) ao anterior recorde, que pertencia ao australiano Grant Hackett, desde 2005.

Lin venceu os 800m livres com o tempo de 7m32s12cs, ficando à frente do tunisino Oussama Mellouli (que também bateria o anterior recorde, ao fazer 7m35s27cs) e do canadiano Ryan Cochrane (7m41s92cs).

Van der Burgh bateu o seu próprio recorde dos 50m bruços, ao vencer a Final de especialidade com o tempo de 26s67cs. Nas posições seguintes, ficaram Felipe Silva (26s76cs), do Brasil, e Mark Gangloff (26s86cs), dos E.U.A.

Quem também bateu o seu próprio recorde mundial foi a italiana Frederica Pellegrini, ao vencer a Final dos 200m livres em 1m52s98cs, terminando à frente das norte-americanas Allison Schmitt (1m54s96cs) e Dana Vollmer (1m55s64cs).


Jornalista: João Miguel Pereira

terça-feira, julho 28, 2009

Campeonato do Mundo de Natação: Paul Bierdermann vence Michael Pheps na Final dos 200 metros livres

O nadador alemão Paul Bierdermann cometeu hoje a proeza de vencer Michael Phelps na Final dos 200 metros livres do Campeonato do Mundo de Natação, que decorrem até ao próximo Domingo, em Roma (Itália).

Para além de vencer a prova com o tempo de 1m42s00cs, Biedermann também "roubou" ao norte-americano o recorde do Mundo, ao retirar 96 centésimos de segundo à anterior melhor marca.

Mas, esta proeza do nadador alemão vai de certeza ficar manchada pela polémica dos fatos de poliuretano. Preocupada com a quebra sucessiva de recordes do Mundo, a FINA (Federação Internacional de Natação) já pediu contenção aos nadadores e às marcas de equipamentos desportivos. O organismo que rege as competições internacionais de Natação está contra à utilização de fatos de poliuretano, de pele de tubarão ou de qualquer outra substância que permita ao nadador um melhor deslizamento na água.

Na prova de hoje, Phelps nadou apenas de calções, enquanto Bierdermann fez os 200 metros com um fato completo de poliuretano. No final da competição, o alemão admitiu que "o fato ajuda, pois permite ganhar um segundo a cada 100 metros", mas acrescentou logo de seguida que "o que realmente conta é a força física e mental do atleta".

Michael Phelps, que não perdia uma prova desde 2005, não quis prestar declarações, saindo das piscinas do complexo desportivo em passo acelerado e visivelmente irritado com o sucedido.


Jornalista: João Miguel Pereira